Sobre a dor no Ombro - Omalgia
As dores no ombro são uma das causas mais frequentes de dor na população em geral sendo um verdadeiro desafio pelas múltiplas estruturas envolvidas nesta região.
Apenas 20% da cabeça do Úmero (osso do braço) contacta com a escápula (osso do tronco) o que predispõe esta articulação a situações de instabilidade. Desta forma, as causas de dor no ombro são maioritariamente de origem extra-articular, dos múltiplos tendões e músculos desta região.
A causa mais frequente de dor no ombro é a Tendinopatia/Tendinite do Supraespinhoso por Conflito Subacromial, ou seja, a inflamação do Tendão Supraespinhoso por pinçamento contra o osso Acrómion. Esta dor usualmente agrava quando se levanta o braço. Este conflito deve-se a um complexo desequilíbrio biomecânico do ombro que leva a uma elevação da cabeça umeral. As injeções guiadas por imagem da Bursa Subacromial, os Bloqueios de Nervo Periférico e as Injeções de Toxina Botulínica são opções terapêuticas relevantes que permitem um trabalho de correção biomecânica (tratar a causa) eficaz e sem dor. Quando existem calcificações deste tendão a agravar este conflito, a destruição e aspiração guiada por ecografia das calcificações permite uma resolução do conflito.
A Capsulite Adesiva (Ombro congelado) trata-se de uma inflamação da cápsula articular que cursa com rigidez da mesma; desta forma, todos os movimentos do ombro se encontram limitados nesta patologia. Usualmente é consequência a situações de imobilização prolongada ou de doenças metabólicas como a Diabetes mellitus. O tratamento primordial é a mobilização articular de forma a aumentar as amplitudes articulares. Os bloqueios de nervos periféricos ou as Hidrodilatações intra-articulares guiadas por imagem são opções terapêuticas que aceleram e facilitam o processo de recuperação.
Outras causas frequentes incluem Tendinopatias da Longa Porção do Bicipete, Tendinopatias do Subescapular por Conflito Sub-coracoideu (outro tipo de conflito biomecânico), Artroses Acromio-claviculares ou Artroses Gleno-umerais (a principal articulação do ombro), cada uma com um perfil de abordagem específico.
Para mais informações ou para marcações, entre em contacto connosco através do seguinte formulário.